Este blog é um trabalho acadêmico da disciplina de Patologia Humana Geral, supervisionado pela Professora Mestra Daniela Copetti dos Santos, feito pelas alunas Letícia Jéssica Trindade, Angélica da Silva e Pamela Pereira acadêmicas do curso de Enfermagem da Faculdade da Serra Gaúcha.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
DIAGNÓSTICO
Na presença de sintomas característicos, o indivíduo deve procurar o médico. Durante a entrevista, o médico vai pesquisar os fatores de risco associados ao desenvolvimento de algum tipo específico de hepatite. Devemos lembrar que o quadro muitas vezes é bastante inespecífico e, como em muitas vezes não ocorre icterícia, o diagnóstico pode ser confundido com outras doenças, como a gripe.
Geralmente, o diagnóstico é confirmado por exames laboratoriais. Com eles, podemos investigar se há lesão do fígado, o tipo de vírus que possivelmente está causando a inflamação, se existe doença auto-imune. Em alguns casos de dúvida, o médico pode solicitar uma biopsia hepática, que consiste na retirada de um pedaço do fígado, com o uso de uma agulha introduzida através da pele após anestesia local. Esse fragmento é analisado por patologista, que pode sugerir a causa da doença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário